O COMEÇO DA INTERNET NO BRASIL

O histórico da Internet no Brasil iniciou-se em setembro de 1988. As conexões inicialmente foram feitas no âmbito acadêmico e somente anos depois foi destinada a usuários domésticos e empresas.

O primeiro provedor de acesso à Internet  no país foi criado em 1991, assim a Internet começou a se popularizar e a se tornar mais acessível para o público em geral.

  • 1988

A Internet no Brasil iniciou-se em setembro de 1988 quando o Laboratório Nacional de computação Científica localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9600 Bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland. Algum tempo depois, a Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) criou a rede ANSP( Academic Network at São Paulo) Interligando várias universidades de São Paulo ao acesso Bitnet.

  • 1989

Em maio de 1989, A Universidade do Rio de Janeiro(UFRJ) também se ligou a rede Bitnet, através da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), constituido-se no terceiro ponto de acesso ao exterior. Em 1981 foi fundado o Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), tendo como seus princípios a disseminação de informações a sociedade civil. Isso incluía a democratização do acesso às redes de computadores do país.

Na década de 80, o Ibase integrou-se a um projeto internacional chamado Interdoc. Sua finalidade era o uso do correio eletrônico para o intercâmbio de informações entre Ongs (organizações não ornamentais) de todo o mundo. Participavam do projeto dezenas de entidades  da África, América latina, Europa e Ásia. Contudo, o uso desse sistema ainda era extremamente caro. Assim meios  alternativos foram necessários para facilitar a conexão internacional e reduzir os custos de comunicação.

Foi aí que surgiu o primeiro serviço brasileiro de acesso a Internet chamado Alternex, onde fornecia troca de mensagens e conferências eletronicas internacionais, através do Alternex era possível trocar mensagens com diversos sistemas de correio eletrônico de todo o mundo, incluindo a Internet.

Em meados de 1994 a Internet ultrapassou as fronteiras acadêmicas e começou a chegar aos ouvidos de muitos brasileiros. Em julho daquele ano, o jornal Folha de S. Paulo dedicou uma edição especial onde anunciava: ‘’uma nova forma de comunicação que ligará por computador milhões de pessoas em escala planetárias’’.

Com o interesse do governo sobre o tema, a Embratel iniciou seu serviço de acesso a Internet em caráter experimental. Cinco mil usuários foram selecionados para testar o serviço. Alguns meses depois, em maio de 95, o acesso à Internet via Embratel começou a funcionar de modo definitivo. Mas a exclusividade da Embratel no serviço de acesso a usuários finais desagradou à iniciativa privada. Temia-se que a Embratel e outras empresas de telecomunicações dominassem o mercado, criando o monopólio estatal da Internet no Brasil.

Diante disso o ministério das Comunicações tornou pública a posição do governo de que não haveria monopólio e que o mercado de serviços da Internet no Brasil seria o mais aberto possível.

  • A Internet avança rapidamente no país

O grande bomm da rede aconteceu ao longo do ano de 1996. Um pouco pela melhoria nos serviços prestados pela Embratel, mas principalmente pelo crescimento orgânico do mercado, a Internet brasileira crescia de forma rápida, tanto em números de usuários, quanto de provedores e de serviços prestados através da Internet.

Hoje a internet é uma parte fundamental da vida dos brasileiros. Aproximadamente 70% da população tem acesso à Internet, e essa porcentagem tem crescido a cada ano. A internet também tem sido fundamental para o desenvolvimento econômico do país, criando novas oportunidades e empregos.

A Estrelas é uma empresa luminense que está há 12 anos no mercado atuando com o fornecimento de internet fibra óptica para residências, condomínios e empresas, e com inovação que alia hiperfibra e tecnologia mesh.

Aproveite e fale com nosso consultores para conferir os pacotes de Internet da Estrelas clicando AQUI!