DE ONDE VEM A INTERNET?

Você já parou para pensar que sem a internet não seria nem possível ler este texto, postar fotos, compartilhar memes com os amigos, acompanhar tudo dos seus artistas favoritos e até estreitar distâncias com quem você ama. Pois é né, ainda bem que ela existe! Mas, você também já se perguntou de onde vem a internet e como ela funciona? Se não sabe, a gente simplifica e te explica, se liga só:

A internet é uma rede que interliga bilhões de dispositivos existentes em todo o mundo. Foi criada nos anos 60 nos EUA, como uma encomenda do governo durante a Guerra Fria, o seu uso seria destinado somente aos militares, a ideia era criar uma rede descentralizada, que permitisse uma comunicação rápida e segura entre os computadores usados pelos oficiais. Nos anos 80, acadêmicos começaram a usar a tecnologia e logo a internet se popularizou e ganhou o mundo na década de 90. 

Como a internet funciona?

A internet é dividida em duas partes principais: o software e o hardware.

O software é responsável por gerenciar os dados e garantir que eles cheguem em segurança.

O hardware é como se fossem os cabos, sim esses de fibra óptica, que interligam todo o globo terrestre por debaixo do mar, esses cabos formam o backbone, a espinha dorsal da internet, ele se divide entre os continentes, construindo assim uma rede global de conexões. A base dessa rede global entre os continentes foi construída desde o século XIX. Surgiu para atender os serviços de telefonia.

Backbone – Mapa Mundo – Disponível em Submerine Cable Map

Na metade do século XX, esses cabos começaram a receber fibra óptica e passaram a ser utilizados para conectar a internet pelo mundo.

São as companhias de telecomunicações que ainda controlam o fluxo de dados, a partir do momento em que os cabos chegam no continente, para usar essa rede para enviar e receber dados é preciso transformar a informação que sai da rede telefônica em um  sinal gerenciável e vice-versa. O modem é o equipamento que faz essa transformação, já o roteador distribui a conexão e garante que os dados transmitidos via internet cheguem aos destinos estabelecidos.

O roteador é responsável por criar rotas, organizando como os dados vão trafegar pela rede. Sabe quando você vai enviar uma mensagem? Ao mandar a mensagem, o seu celular realiza o processo de enviar para o roteador do serviço de telefonia a mensagem, o roteador recebe e encaminha para o roteador do servidor do aplicativo que você está usando e que por fim manda uma mensagem para o roteador ao qual está ligado o aparelho do destinatário, tudo isso de forma instantânea.

Para os dados não se perderem no meio do caminho eles precisam ter o endereço para onde vão, assim como aquela encomenda que chega na sua casa, no mundo da internet chamamos seu endereço de IP, para os dados não se perderem todo dispositivo conectado a uma rede tem o seu IP, uma série de números separados por pontos, parecido com a numeração do CPF; IP vem de Internet Protocol (Protocolo da Internet), o número atribuído ao seu dispositivo no momento que ele é ligado tem o nome de IP interno, já quando está conectado à internet, ele recebe outro número de registro, o IP externo.

Existem também os nomes de domínio, que são os endereços de site, o famoso URL, que vem de Uniform Resource Locator (Localizador Uniforme de Recursos), é aquele texto que você digita na barra do seu navegador para acessar um site específico. O padrão das URLs foi definido em 1994 por Tim Berners-Lee, o também criador da World Wide Web, o WWW.

Mas aí você me pergunta, a web e a internet são a mesma coisa? Pois bem, não são, não! Por mais comum que seja confundir elas. A internet é o sistema e a web é um serviço dentro desse sistema, feito unicamente para esse sistema, assim como os outros serviços existentes na web, como os e-mails e as redes sociais. De forma simplificada, é assim que a internet funciona e mantém você conectado com o mundo todo.

Não fique desconectado do mundo, aproveite o tempo e venha conferir os pacotes de internet da Estrelas e o nosso wi-fi mesh clicando aqui!

Conecte-se ao Verde.   

2 Comentários.