OSCAR 2024: CONHEÇA OS FILMES INDICADOS E SAIBA ONDE ASSISTIR

O Oscar de 2024 ocorre no dia 10 de março, em Los Angeles e pela quarta vez conta com a apresentação do comediante Jimmy Kimmel. Ao total a premiação possui 24 categorias.

Entre os destaques está o longa “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, que foi indicado em 13 categorias e lidera a disputa ao prêmio máximo. Seguido dele está “Pobres criaturas”, de Yorgos Lanthimos, que recebeu 11 indicações, o “Assassinos da lua das flores”, de Martin Scorsese, que concorre em 10 categorias, e “Barbie”, de Greta Gerwig, com 8 indicações.

Alguns dos indicados já foram lançados no Brasil e estão disponíveis nos cinemas ou nos streamings, enquanto outros ainda irão estrear. A seguir, confira onde assistir os filmes indicados nas principais categorias do Oscar 2024. Para assistir o trailer, clique em cima do nome.

Melhor Filme

É um filme histórico de drama dirigido por Christopher Nolan e baseado no livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer, Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan – que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.

Disponível para compra e aluguel digital no YouTube, Apple TV+ e Amazon Prime Video

No fabuloso live-action da boneca mais famosa do mundo, acompanhamos o dia a dia em Barbieland – o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e curtir intermináveis festas. Porém, uma das bonecas (interpretada por Margot Robbie) começa a perceber que talvez sua vida não seja tão perfeita assim, questionando-se sobre o sentido de sua existência e alarmando suas companheiras. Logo, sua vida no mundo cor-de-rosa começa a mudar e, eventualmente, ela sai de Barbieland. Forçada a viver no mundo real, Barbie precisa lutar com as dificuldades de não ser mais apenas uma boneca – pelo menos ela está acompanhada de seu fiel e amado Ken (Ryan Gosling), que parece cada vez mais fascinado pela vida no novo mundo. Enquanto isso, Barbie tem dificuldades para se ajustar, e precisa enfrentar vários momentos nada coloridos até descobrir que a verdadeira beleza está no interior de cada um.

Disponível para compra e aluguel digital no YouTube e Apple TV+ e no streaming HBO Max.

Assassinos da Lua das Flores, filme do diretor Martin Scorsese, é inspirado no best-seller homônimo do escritor David Grann e também baseado em uma história real. O ano é 1920, na região norte-americana de Oklahoma e misteriosos assassinatos acontecem na tribo indígena de Osage, uma terra rica em petróleo. O caso foi investigado pelo FB, agência que tinha acabado de ser criada na época.

Os assassinatos dados a partir de circunstâncias misteriosas na década de 1920, assolando os membros da tribo Osage, acaba desencadeando uma grande investigação envolvendo o poderoso J. Edgar Hoover, considerado o primeiro diretor do FBI. Durante a investigação é descoberto um esquema do pecuarista William Hale (Robert De Niro), que convenceu seu sobrinho Ernest Burkhart (Leonardo Di Caprio) a se casar com Mollie Kile (Lily Gladstone) a fim de melhorar as condições da reivindicação das preciosas terras.

Disponível para compra digital no YouTube e Amazon Prime Video e no streaming Apple TV+.

Maestro é um filme norte-americano cinebiográfico dirigido por Bradley Cooper (Se Beber, Não Case!, Nasce Uma Estrela) para a Netflix. O longa conta a história real da vida e carreira do compositor, músico e pianista Leonard Bernstein (interpretado por Cooper), responsável pela composição da trilha sonora de musicais aclamados da Broadway, como West Side Story, Peter Pan e Candice. Natural da cidade de Lawrence, Massachusetts, nos Estados Unidos, Bernstein ocupou o cargo de principal condutor da Orquestra Filarmônica de Nova York durante 18 anos, e se consagrou como um dos músicos mais importantes dos Estados Unidos. A produção também mostra sua complexa relação com a atriz de TV e teatro Felicia Montealegre, que se iniciou quando os dois se conheceram em uma festa, em 1946, passando pelo primeiro noivado do casal – que foi desmanchado – até chegar ao seu casamento de, ao todo, vinte e cinco anos de duração, que trouxe três filhos ao casal.

Disponível no streaming Netflix.

Na data mais esperada do fim do ano, os alunos e professores do prestigiado internato Barton Academy se preparam para passar suas férias com as famílias e amigos. No entanto, um grupo conhecido como Os Rejeitados fica para trás, sem lugar ou pessoas para visitar. Paul Hunham (Paul Giamatti), um professor altamente desgostado pelo corpo docente, sempre fica para trás e contra a sua vontade, é o responsável por cuidar dos estudantes que precisam ficar no colégio no feriado. Durante a tarefa, ele precisa lidar especificamente com Angus (Dominic Sessa), um adolescente rebelde que está lidando de sua própria forma com a morte do pai. Entre gritos, perseguições no corredor, detenções e conversas, os dois acabam descobrindo mais sobre a vida com a ajuda da cozinheira-chefe da escola.

Em cartaz nos cinemas

Pobres Criaturas é um filme de romance e ficção científica dirigido por Yorgos Lanthimos e produzido por Emma Stone, que também atua no longa. Baseada no livro homônimo de Alasdair Grey e referenciando o clássico Frankenstein, a história se passa na Era Vitoriana e acompanha Bella Baxter (interpretada por Stone), trazida de volta à vida após seu cérebro ser substituído pelo do filho que ainda não nasceu. O experimento é realizado pelo doutor Godwin Baxter (Willem Dafoe), um cientista brilhante, porém nada ortodoxo. Além de Stone e Dafoe, o elenco também conta com Mark Ruffalo, Jerrod Carmichael, Ramy Youssef, Christopher Abbott, Margaret Qualley, Kathryn Hunter, Suzy Bemba e Wayne Brett.

Em cartaz nos cinemas.

Em Anatomia de uma Queda, um homem é encontrado morto na neve do lado de fora do chalé isolado onde morava com sua esposa, uma escritora alemã, e seu filho de 11 anos com deficiência visual. A investigação conclui se tratar de uma “morte suspeita”: é impossível saber ao certo se ele tirou a própria vida ou se foi assassinado. A viúva é indiciada, tendo seu próprio filho no meio do conflito: entre o julgamento e a vida familiar, as dúvidas pesam na relação mãe-filho.

Em cartaz nos cinemas.

Escrito e dirigido por Celine Song, Vidas Passadas é um drama que conta a história de Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo), dois amigos de infância com uma conexão profunda, mas que acabam se separando quando a família de Nora decide sair da Coréia do Sul e se mudar para a cidade de Toronto. Vinte anos depois, os dois amigos se reencontram em Nova York e vivenciam uma semana fatídica enquanto confrontam as noções de destino, amor e as escolhas que compõem uma vida.

Em cartaz nos cinemas.

Em American Fiction, o autor Thelonious “Monk” Ellison (Jeffrey Wright) fica irritado depois que um de seus trabalhos não foi aceito pelas editoras e sua carreira parece estar estagnada pois sua obra não é considerada “negra o suficiente”. Enquanto isso o livro We’s Lives in Da Ghetto, de Sinatra Golden (Issa Rae), chega a lista de mais vendidos, deixando o autor em crise ainda mais frustrado. Ao perceber o tipo de conteúdo que o público estar interessado, Thelonious decide escrever um romance satírico sob pseudônimo na intenção de expor as hipocrisias do mundo editorial.

Deverá estrear no Brasil diretamente no streaming Amazon Prime Video.

Zona de Interesse se passa durante a Segunda Guerra Mundial e apresenta um complexo caso de amor entre um oficial nazista e a esposa de um comandante do campo de concentração de Auschwitz. Tudo se torna ainda mais complicado quando ele começa a suspeitar da infidelidade de sua esposa. O longa, que mistura drama, guerra e história, também aborda o horror do genocídio.

Previsto para estrear nos cinemas brasileiros em 15 de fevereiro.

Melhor Filme Internacional/Estrangeiro

Produção da Espanha. Inspirado em uma história real e baseado no livro homônimo de Pablo Vierci, A Sociedade da Neve fala sobre o caso que ocorreu em 1972, quando o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, fretado para levar uma equipe de rugby ao Chile, cai em uma geleira no coração dos Andes. Apenas 29 de seus 45 passageiros sobrevivem ao acidente. Presos em um dos ambientes mais inacessíveis e hostis no planeta, eles são obrigados a recorrer a medidas extremas para se manterem vivos.

Disponível no streaming Netflix.

Produção do Reino Unido. Se passa durante a Segunda Guerra Mundial e apresenta um complexo caso de amor entre um oficial nazista e a esposa de um comandante do campo de concentração de Auschwitz. Tudo se torna ainda mais complicado quando ele começa a suspeitar da infidelidade de sua esposa. O longa, que mistura drama, guerra e história, também aborda o horror do genocídio.

Previsto para estrear nos cinemas brasileiros em 15 de fevereiro.

Produção do Japão. Dias Perfeitos acompanha a história de Hirayama, um homem que limpa banheiros em Tóquio. Sua vida é revelada ao espectador através da música que ouve, dos livros que lê e das fotos que tira das árvores. O longa explora temas como a solidão, fuga e busca de sentido na vida moderna.

Estreia nos cinemas brasileiros em 29 de fevereiro.

Produção da Itália. Io Capitano é um filme italiano de drama que mostra a jornada dos jovens irmãos Seydou (Seydou Sarr) e Moussa (Moustapha Fall). Em uma épica aventura, os dois decidem deixar Dakar, no Senegal, e partir rumo à Europa, enfrentando uma série de desafios do deserto, do mar e da própria essência humana.

Inédito no Brasil, sem previsão de estreia.

Produção da Alemanha. The Teachers’ Lounge é um drama alemão dirigido por Ilker Çatak. No filme, Carla Nowak (Leonie Benesch) é uma professora de matemática e recém chegada à escola em que trabalha atualmente. Assim que ela chega ao local, percebe que há alguns roubos acontecendo lá. Agora, ela poderia aceitar essa situação, mas é exatamente isso que ela não quer fazer. Ela começa a investigar por conta própria e se depara com a falta de compreensão, principalmente entre seus colegas, pais e alunos. Além disso, a principal suspeita é a mãe de seu aluno Oskar (Leonard Stettnisch).

Inédito no Brasil, sem previsão de estreia.

Melhor Animação

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, é a continuação do vencedor do Oscar Homem-Aranha: No Aranhaverso, de 2018, que acompanha Miles Morales (Shameik Moore), o simpático Homem-Aranha do Brooklyn. Neste novo capítulo, Miles está de volta para uma nova missão em sua agitada vida como super herói. No novo filme, Morales é transportado para uma aventura épica através do multiverso, e deve unir forças com a mulher-aranha Gwen Stacy (Hailee Steinfeld) e um novo time de Pessoas-Aranha, formado por heróis de diversas dimensões. No entanto, tudo muda quando os heróis entram em conflito sobre como lidar com uma nova ameaça, e Miles se vê em um impasse. E para piorar ainda mais a situação, eles precisam enfrentar um vilão muito mais poderoso do que qualquer coisa que já tenham encontrado antes. Agora, para salvar as pessoas que ele mais ama no mundo, Miles deve redefinir o que significa ser um super herói.

Disponível para aluguel digital no YouTube e Apple TV+ e no streaming HBO Max.

Elementos é um filme de animação que se passa em uma sociedade extraordinária chamada Cidade Elemento, na qual os quatro elementos da natureza – ar, terra, fogo e ar – vivem em completa harmonia. Na história, somos apresentados à Faísca (fogo, dublada por Leah Lewis), uma mulher espirituosa na faixa dos vinte anos, com um grande senso de humor e apaixonada pela família, mas que tem um temperamento um pouco quente; Gota (água, dublado por Mamoudou Athie) é um jovem empático, observador e extrovertido, que não tem medo de demonstrar suas emoções – na verdade, é até um pouco difícil controlá-las; Turrão (terra, dublado por Mason Wertheimer) é um garoto muito inteligente da terra que mora na Vila do Fogo, e está sempre perto de Faísca; e Névoa (ar, dublada por Wendi McLendon-Covey), que tem uma personalidade fofa e rosa, está sempre atenta às tendências da moda e é fã dos Windbreakers, um time de Air Ball.

Disponível no streaming Disney+.

Nimona é um filme de animação baseado na graphic novel homônima de N. D. Stevenson, onde acompanhamos Ballister Boldheart (Riz Ahmed), um cavaleiro enquadrado por um crime que não cometeu. Para provar sua inocência, a única esperança do homem é aceitar a ajuda de Nimona (Chloë Grace Moretz), uma jovem transmorfa – que também pode ser o monstro que Boldheart um dia jurou matar.

Disponível no streaming Netflix.

Nimona é um filme de animação baseado na graphic novel homônima de N. D. Stevenson, onde acompanhamos Ballister Boldheart (Riz Ahmed), um cavaleiro enquadrado por um crime que não cometeu. Para provar sua inocência, a única esperança do homem é aceitar a ajuda de Nimona (Chloë Grace Moretz), uma jovem transmorfa – que também pode ser o monstro que Boldheart um dia jurou matar.

Em cartaz nos cinemas.

O Menino e a Garça faz parte do catálogo do Studio Ghibli, dirigido por Hayao Miyazaki. Baseado no livro de Genzaburo Yoshino de 1937, conta a história de um menino de 15 anos em uma jornada para descobrir o crescimento espiritual, a pobreza e o significado da vida com a ajuda de seu tio, cujo conselho é comunicado a ele por um diário. Copper, de quinze anos, após a morte de seu pai deve enfrentar mudanças inevitáveis e enormes, incluindo sua própria traição de seu melhor amigo. Entre os episódios da história, seu tio escreve para ele em um diário, compartilhando conhecimento e oferecendo conselhos sobre as grandes questões da vida quando Copper começa a enfrentá-las. Ao longo da história o menino, como seu homônimo Copérnico, olha para as estrelas e usa suas descobertas sobre os céus, a terra e a natureza humana para responder à pergunta de como ele viverá.

Estreia nos cinemas brasileiros em 22 de fevereiro.

Demais Categorias

  • Melhor Diretor

Justine Triet – Anatomia de Uma Queda
Martin Scorsese – Assassinos da Lua das Flores
Christopher Nolan – Oppenheimer
Yorgos Lanthimos – Pobres Criaturas
Jonathan Glazer – Zona de Interesse

  • Melhor Ator

Bradley Cooper – Maestro
Colman Domingo – Rustin
Paul Giamatti – Os Rejeitados
Cillian Murphy – Oppenheimer
Jeffrey Wright – American Fiction

  • Melhor Atriz

Annette Bening – Nyad
Lily Gladstone – Assassinos da Lua das Flores
Sandra Hüller – Anatomia de Uma Queda
Carey Mulligan – Maestro
Emma Stone – Pobres Criaturas

  • Melhor Ator Coadjuvante

Sterling K Brown – American Fiction
Robert De Niro – Assassinos da Lua das Flores
Robert Downey Jr. – Oppenheimer
Ryan Gosling – Barbie
Mark Ruffalo – Pobres Criaturas

  • Melhor Atriz Coadjuvante

Emily Blunt – Oppenheimer
Danielle Brooks – A Cor Púrpura
America Ferrera – Barbie
Jodie Foster – Nyad
Da’Vine Joy Randolph – Os Rejeitados

  • Melhor Roteiro Original

Anatomia de Uma Queda— Justin Triet, Arthur Harari
Os Rejeitados — David Hemingson
Maestro — Bradley Cooper, Josh Singer
Segredos de um Escândalo — Samy Burch, Alex Mechanik
Vidas Passadas — Celine Song

  • Melhor Roteiro Adaptado

American Fiction – Cord Jefferson
Barbie – Greta Gerwig, Noah Baumbach
Oppenheimer – Christopher Nolan
Pobres Criaturas – Tony McNamara
Zona de Interesse – Jonathan Glazer

  • Melhor Canção Original

The Fire Inside – Flamin’ Hot – O Sabor que Mudou a História
I’m Just Ken – Barbie
It Never Went Away – American Symphony
Wahzhazhe (A Song For My People) – Assassinos da Lua das Flores
What Was I Made For? – Barbie

  • Melhor Trilha Original

American Fiction
Indiana Jones e a Relíquia do Destino
Assassinos da Lua das Flores
Oppenheimer
Pobres Criaturas

  • Melhor Design de Figurino

Barbie
Assassinos da Lua das Flores
Napoleão
Oppenheimer
Pobres Criaturas

  • Melhor Maquiagem e Penteados

Golda – A Mulher de Uma Nação
Maestro
Oppenheimer
Pobres Criaturas
A Sociedade da Neve

  • Melhor Design de Produção

Barbie
Assassinos da Lua das Flores
Napoleão
Oppenheimer
Pobres Criaturas

  • Melhor Som

Resistência
Maestro
Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um
Oppenheimer
Zona de Interesse

  • Melhor Edição

Anatomia de Uma Queda
Os Rejeitados
Assassinos da Lua das Flores
Oppenheimer
Pobres Criaturas

  • Melhor Documentário

Bobi Wine: The People’s President
A Memória Infinita
As 4 Filhas de Olfa
To Kill a Tiger
20 Days in Mariupol

  • Melhor Documentário Curta

The ABCs of Book Banning
The Barber of Little Rock
Island In Between
The Last Repair Shop
Nǎi Nai and Wài Pó

  • Melhor Fotografia

O Conde
Assassinos da Lua das Flores
Maestro
Oppenheimer
Pobres Criaturas

  • Melhores Efeitos Visuais

Resistência
Godzilla Minus One
Guardiões da Galáxia Vol. 3
Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um
Napoleão

  • Melhor Curta

The After
Invincible
Knight of Fortune
Red, White and Blue
The Wonderful Story of Henry Sugar

  • Melhor Curta Animado

Letter to a Pig
Ninety-Five Senses
Our Uniform
Pachyderme
War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko

E aí, curtiu ficar por dentro das novidades do cinema? Aproveite e venha conferir os pacotes de internet da Hiperfibra Estrelas 

Contrate a internet Hiperfibra eleita a melhor da região para você curtir seus filmes e séries.