ANATEL DÁ INICIO AO DESLIGAMENTO DAS REDES 2G E 3G NO BRASIL

 

O processo de desconexão das conexões móveis baseadas nos padrões 2G e 3G do Brasil terá início oficialmente. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio da Autoridade Reguladora de Subvenções e Recursos, lançou uma fase inicial que acabará por encerrar o apoio do país à tecnologia.

De acordo com o documento, publicado no Diário Oficial da União, a finalidade do projeto é a “transição tecnológica dos padrões 2G e 3G para os padrões 4G e 5G”, ou seja, substituir os antigos padrões pelo 4G e 5G, que estão implementados no país há pouco mais de um ano.

A agência considera esta uma medida necessária “para atender às demandas de novas aplicações e modelos de negócios” e “beneficiar diretamente os consumidores, os diversos setores econômicos e a indústria”, além de ser “um passo necessário para atender às demandas de novas aplicações e modelos de negócios, em prol da transformação digital do país e de maneira a beneficiar diretamente os consumidores, os diversos setores econômicos e a indústria”.

Uma das principais razões para o encerramento inicial é que partes do espectro são ocupadas pelas tecnologias mais antigas, que são cada vez menos utilizadas e partilham o seu lugar com padrões modernos e outros equipamentos de transmissão.

A agência também argumenta que celulares e outros dispositivos que só funcionam com 2G e 3G usam o espectro de “forma menos eficiente” e que por isso estão se tornando obsoletos. Devido a essa falta de eficiência, a manutenção das redes acaba trazendo custos altos.

Até o momento, não há expectativa de desligamento das redes 2G e 3G no país. A íntegra da outorga para transformação tecnológica pode ser lida no site da Anatel.

Curti ficar por dentro das novidades tecnológicas?  Aproveite e venha conferir os pacotes de internet da Estrelas

E contrate a internet Hiperfibra eleita a melhor da região para te conectar com todas as novidades do Mundo!

Fonte: Tecmundo e Tele Time