O CELULAR ESCUTA A SUA CONVERSA? CONHEÇA COMO FUNCIONAM OS SINAIS ULTRASSÔNICOS

Sabe quando você fala sobre um produto e logo depois vai navegar na web e aparece exatamente um anúncio sobre aquele produto que você acabou de falar, curioso, né? E certeza que você já deve ter se perguntado: “Meu celular escuta o que eu falo?” e a notícia é que ele escuta, sim, mas não da forma como você imagina. Na verdade, essas informações são enviadas pela tecnologia de sinais ultrassônicos.

De acordo, com uma pesquisa recente, encomendada pela NordVPN 53% dos americanos e 45% dos moradores do Reino Unido afirmaram que seus smartphones ouvem as conversas.

Segundo a pesquisa, entre as técnicas usadas pelas empresas para coletar informações que personalizam esses anúncios está a de sinais ultrassônicos, que são sensores que emitem sons de alta frequência, inaudíveis para humanos (entre 18 kHz e 20 kHz), que contêm dados captados por aplicativos em outros dispositivos.

Por exemplo, um anúncio que passa em uma TV, próxima a você, pode ser captado pelo sensor do seu smartphone, o que faz com que o aparelho receba as informações ultrassônicas, e minutos depois um anúncio da mesma marca apareça em alguma das suas redes sociais ou em paginas da web, que você acesse.

A Comissão Federal do Comércio dos EUA emitiu em 2016, um aviso formal às empresas que usam essa tecnologia, na maioria devido a preocupações com privacidade e vigilância sem o consentimento dos usuários.

Em 2017, a Technical University of Braunschweig, na Alemanha, realizou um estudo detalhando a técnica e revelou 234 aplicativos Android capazes de detectar sinais ultrassônicos e gerar anúncios com base neles.

Mas é possível restringir o acesso de terceiros ao seu dispositivo, veja só:

Revogue as permissões

A maneira mais fácil de evitar esse tipo de coleta de dados é revogar as permissões dos aplicativos. Para isso, acesse as configurações de privacidade do dispositivo e desative o acesso dos aplicativos às informações do microfone.

E fique atento quando um aplicativo usa o microfone, no Android, um microfone verde aparece no canto superior direito da tela e no iPhone, o mesmo ícone aparece na cor laranja.

Outras permissões muito comuns que visam obter acesso à câmera, localização e demais funções não são necessários para o bom funcionamento ou desempenho do aplicativo, são normalmente usados, por desenvolvedores, somente para extrair informações dos usuários e direcionar cada usuário para anúncios mais personalizados.

Atenção aos termos e condições dos aplicativos

Mesmo que tediosos, os termos e condições do aplicativo são importantes, pois são eles que autorizaram a coleta de dados do seu aparelho, por isso não concorde sem ler e saber o que você está permitindo.

A Organização Espanhola de Consumidores e Usuários (OCU), realizou uma pesquisa onde cerca de 9 em cada 10 usuários afirmaram não revisar as condições de privacidade antes de aceitar, e do total de entrevistados, 3 em cada 4 também não afirmaram estar preocupados com a questão.

Curtiu as dicas? Aproveite e venha conferir os pacotes de internet da Estrelas

E contrate a internet Hiperfibra eleita a melhor da região.