TECNOLOGIAS VERDES E AS 10 TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS PARA 2027

Você já ouviu falar em tecnologias verdes? Esse avanço para o futuro sustentável está entre os destaques do levantamento O Futuro do Trabalho, realizado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), que demonstrou 10 tendências tecnológicas para os próximos cinco anos.

A Revolução Industrial mudou os padrões de consumo da sociedade, o progresso tecnológico também aumentou muito o grau de poluição ambiental. Por isso, hoje precisamos estabelecer mecanismos para reverter essa situação e as tecnologias verdes são a transição para uma nova economia e produção sustentável.

Tecnologia Verde

A tecnologia verde é um conjunto de ferramentas que permitem que os processos produtivos sejam realizados de forma sustentável. Isso significa que o ciclo de vida de um produto pode ser executado com mais responsabilidade, sempre buscando o menor impacto ambiental possível.

De acordo com pesquisas do WEF, a tecnologia verde afeta diretamente o mercado de trabalho. Espera-se que os chamados empregos verdes cresçam em todos os setores, afetando o crescimento do PIB global em cerca de 3,5% e criando 9 milhões de novos empregos a cada ano. Só as tecnologias de energia limpa e de baixa emissão poderiam criar 30 milhões de empregos até 2030.

Entre as principais profissões emergentes, o cargo de Especialista em Sustentabilidade ocupa a 2ª colocação do ranking, atrás apenas de Especialista em Big Data.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) denomina os empregos verdes como os trabalhos […] que contribuem de forma considerável para preservar ou restaurar a qualidade do meio ambiente”.

10 Tendências Tecnológicas para 2027

Além das tecnologias verdes, outras tecnologias também estão na lista das principais tendências tecnológicas prováveis de serem adotadas até 2027. Confere só:

Aplicativos e plataformas digitais

Cerca de 88% das empresas adotarão plataformas e aplicativos digitais, principalmente devido à digitalização dos negócios e à automatização dos serviços, o que pode contribuir para o declínio de certas profissões, como caixas e cobradores.

Tecnologias educacionais e de desenvolvimento da força de trabalho

Ter uma atitude aberta ao conhecimento e não se limitar a aprender em ambiente formal, também conhecido como lifelong learning, é uma das competências profissionais mais procuradas nos próximos anos. A certificação e a recertificação são muito importantes, e a tecnologia para apoiar esse processo deve ser implementada por 81% das empresas participantes da pesquisa do WEF. Apps de realidade aumentada e learning analytics são algumas das ferramentas dessa área.

Big Data e Analytics

Essa tecnologia terá o maior impacto positivo na criação de empregos nos próximos anos. Técnicas para extrair informações de grandes conjuntos de dados serão adotadas por 80% das empresas. Especialista em Big Data está na 8ª posição entre as principais profissões mais promissoras até 2027.

Internet das coisas

A Internet das coisas consiste em uma rede de dispositivos que trocam informações entre si. A capacidade de integração com outras áreas, como ciência de dados e inteligência artificial, potencializa o uso dessa ferramenta. O especialista nessa área é uma das profissões que estará em alta nos próximos anos.

Computação em nuvem

A nuvem é formada por servidores e softwares conectados à web, espaço online que os usuários podem acessar e usar pela internet. Como resultado, você não precisa se hospedar e gerenciar seu próprio hardware e software, e o melhor, acesso à sua nuvem de onde você estiver. O saldo dessa tecnologia é positivo na geração de novas vagas, ou seja, cria mais novas vagas do que elimina.

Segurança cibernética

Os governos e o setor privado devem proteger sua infraestrutura digital contra ataques cibernéticos se quiserem permanecer fortes em uma economia digitalmente competitiva. A profissão de Analista de Segurança da Informação é a 4ª ocupação mais promissora do futuro.

E-commerce

O e-commerce deve ser adotado por 78% das empresas. O uso dessa tecnologia e forma de negócio cresceu em importância nos últimos anos, e a tendência é ainda mais crescente, para além de 2027.

Inteligência Artificial (IA)

Segundo pesquisa publicada pela Accenture, 40% de todas as jornadas de trabalho podem ser impactadas por modelos de inteligência artificial em larga escala, como por exemplo, o Chat GPT-4 . Segundo o relatório O Futuro do Trabalho, os especialistas em aprendizado de máquina e IA serão profissões crescentes nos próximos anos.

Tecnologias de gestão ambiental

O uso de políticas focadas em práticas ESG (ambientais, sociais e administrativas) requer tecnologias novas e exclusivas, especificamente voltadas para o domínio ambiental. O número de profissionais especializados em sustentabilidade e meio ambiente deverá crescer cerca de 33% e 34% cada, o que equivale à criação de 1 milhão de empregos.

Tecnologia de mitigação das mudanças climáticas

A transição energética e outras mudanças rumo a um mundo mais sustentável impulsionarão a geração de empregos na área. Novas tecnologias para mitigar as mudanças climáticas poderão ser encontradas nos campos e nas cidades, e os investimentos nessa área criarão várias novas oportunidades de trabalho, perdendo apenas para Big Analytics na geração de empregos.

Curtiu as dicas? Aproveite e venha conferir os pacotes de internet da Estrelas

E contrate a internet Hiperfibra eleita a melhor da região.

Invista em você e no seu conhecimento!

Fontes: WEF; Forbes; Iberdrola; Jacto.