DICAS PARA UM CURRÍCULO DE SUCESSO

Saber fazer um bom currículo pode te abrir portas para o mercado de trabalho. Segundo pesquisas, 10 segundos é o tempo médio que os recrutadores gastam olhando um currículo – o que é pouco tempo. Portanto, se você já tem seu currículo pronto, vale a pena dar aquela revisada! Confira as nossas dicas de como melhorar seu currículo:

  • Mais enxuto e objetivo possível

Seu currículo precisa ser bem assertivo, fácil de ler, com seções objetivas e claras. Portanto deve-se tomar cuidado com a forma que as informações são colocadas na página. Prefira uma formato limpo e de fácil leitura, onde o recrutador conseguirá ver rapidamente o máximo de informações possíveis sobre você. Se estiver muito confuso, dificilmente ele continuará a olhar o currículo.

  • Muita atenção ao objetivo profissional

Cuidado para não pegar aqueles objetivos clichês já prontos na Internet. Tente escrever o que você espera. Seus objetivos precisam estar atrelados com a área que você quer atuar e como você pode ajudar a empresa. Também não é necessário escrever um parágrafo muito extenso, pois os recrutadores não vão ficar lendo várias linhas. Priorize o aprimoramento nessa seção e seja o mais claro e direto possível.

  • Detalhe suas experiências, mas atenção aos exageros!

Você pode detalhar suas experiências por tópicos, contar sobre os cargos que você exerceu, as tecnologias que trabalhou e até algum case de sucesso ou projetos que você realizou. Isso porque, somente a experiência sem muita explicação, não chama a atenção. O recrutador não saberá as ações desempenhadas em cada uma delas e nem como você aplicou os seus conhecimentos.

Para quem não tem muita experiência profissional o indicado é colocar na descrição os cursos feitos e escrever brevemente o que foi aprendido, e como os conhecimentos foram aplicados em projetos, ações socias, pesquisas, entre outros.

  • Destaque as suas habilidades técnicas

Faça uma lista de suas habilidades técnicas relevantes de forma prática, também em tópicos. Escreva as habilidades e o nível de domínio, sem aumentar nada, pois se você for chamado para uma entrevista, deverá estar pronto para responder questões do nível que você colocou ou ainda fazer um teste prático. Se você tiver muitas habilidades, dê ênfase no que a vaga pede.

  • Por fim revise tudo

Tome muito cuidado com erros gramaticais e de digitação, revise seu currículo quantas vezes for necessário, se possível, peça para alguém revisar o currículo antes de enviá-lo. Não deixe erros passarem, seja algo simples ou até mesmo alguma informação importante que não está tão clara assim.

Gostou das dicas? Aproveite e venha conferir os pacotes de Internet da Estrelas, também fique ligado nas nossas redes sociais para saber sobre cursos e oportunidades de emprego!